Dante Baptista
O Atlético-PR anunciou a contratação do técnico Lothar Matthäus. Campeão do Mundo pela Alemanha em 1990, terá o desafio de ser o primeiro técnico de uma grande potência européia a dirigir um time brasileiro de grande porte. A idéia de dirigir o Furacão partiu do próprio Matthäus, que se impressionou com a estrutura do clube. Ele recebeu o sim da esposa, e só espera a resposta dos advogados para vir ao Brasil em definitivo.
Porém, trazer o alemão para dirigir o Atlético é uma grande jogada de marketing. O nome de Matthäus é conhecido no mundo todo, e a sua vinda para o Brasil projetaria o nome do Furacão a esferas internacionais. O time paranaense também conta com o apelo da colônia alemã no sul do país, e, por ser um grande vendedor de jogadores, ter um técnico como Matthäus ajudaria nas negociações.
Porém, como toda jogada de marketing, a vinda de Matthäus traz problemas. O alemão ainda é inexperiente e reconhecidamente não é um bom técnico. Seu currículo tem, além de times alemães, a seleção húngara, a qual ele não conseguiu classificar nem para a repescagem das eliminatórias.
Fora isso, o provável técnico do Furacão terá de se adaptar a dois problemas recorrentes dos estrangeiros que vêm ao Brasil. Língua e calendário. E, no caso de Matthäus, não se sabe o que é pior. A distância entre a língua brasileira e a alemã é enorme e dificulta a obtenção de bons resultados a curto prazo.
E, para conseguir se adaptar a um calendário com várias competições simultâneas e sem o plantel e o dinheiro europeus, Mathäus terá dificuldades. Mesmo tentando aliar o talento brasileiro à disciplina do velho continente, a missão é complicada. Há o risco de o tiro sair pela culatra.
Como em qualquer previsão, só o tempo pode dizer o que vai acontecer. Porém, é um risco muito grande para um clube em franca ascensão como o Atlético trazer um técnico ainda sem know-how no futebol brasileiro. Mesmo com o nome que tem Lothar Matthäus, a aposta é arriscada e pode não dar o resultado desejado. O exemplo de contratações apenas pelo marketing já foi dado pelo Real Madrid, e ficou provado que não dá certo. Cuidado, Furacão...
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