Surpresa nas Eliminatórias para a Copa de 2002, quando alcançou a segunda posição, apenas atrás da líder Argentina e a frente do campeoníssimo Brasil (e sem nunca haver participado de uma fase final), o Equador já aparece em 2006 como realidade.
A campanha nas recentes eliminatórias foi novamente boa e tranqüila, com classificação em 3º lugar e com uma rodada de antecedência, confirmando assim a nova tendência de que equatorianos e paraguaios estarem roubando a posição do Uruguai (que nem vai à Copa) como terceira força sul-americana.
O time do técnico colombiano Luis Fernando Suárez conta com um plantel equilibrado e inteligente taticamente. Jogadores experientes, como o lateral De
Só que, ao que tudo indica, o principal aliado equatoriano não estará no Mundial da Alemanha em Junho: o estádio Olímpico de Quito e sua altitude de mais de
Resolver esse pequeno problema da falta do fator-campo é o desafio de Suárez e seus comandados, para não repetir o feito de 2002, quando o Equador foi eliminado em apenas 2 jogos contra Itália e México, porém não chegou a passar vexame, tendo vencido e ajudado a eliminar a Croácia em sua terceira partida.
Para 2006, o grupo equatoriano é teoricamente mais tranqüilo que o da última Copa, acompanhado na chave A pela dona da casa Alemanha, a sua concorrente direta pela segunda vaga Polônia e a frágil Costa Rica.
Em suma, passagem do Equador à segunda fase não será considerada nenhuma surpresa, apesar do pequeno favoritismo polonês. Isso, se o time não sentir novamente falta de Quito.
Fundação: 1925
Afiliação à FIFA: 1926
Participações em Mundiais: 1 (2002)
Melhor Resultado: Primeira Fase (2002)
Última Copa: Primeira Fase (2002)
Campanha nas Eliminatórias: 3º colocado da Zona Sul-americana
Títulos Continentais: Nenhum
Ranking FIFA: 37º
Time-Base: Mora, De
Técnico: Luiz Fernando Suárez
Principal Estrela: Agustín Delgado (Barcelona - EQU)
Formação: 4-4-2
Avaliação: ** (Briga por vaga à Segunda Fase)
FALTAM 153 DIAS PARA A COPA DO MUNDO 2006!
imagens: www.fifaworldcup.com
Um comentário:
Ainda falta ao time equatoriano a experiência em jogos de alto nível. Não disputa torneios importantes, apenas a Copa América e as eliminatórias.
Não vejo o Equador como candidato à segunda fase da Copa. Ainda mais sem o Aguinaga Mas, surpresas podem acontecer.
Postar um comentário